ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO


O Engenheiro de Alimentos atua dentro dos seguintes segmentos:

  • Indústria de Produtos Alimentícios
  • Cozinhas Industriais
  • Restaurantes, bares e similares
  • Cozinhas de hotéis e spas
  • Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos)
  • Empresas de Serviços
  • Órgãos e Instituições Públicas


Exercendo suas atividades nas seguintes áreas:

PRODUÇÃO/PROCESSOS
Racionalização e melhoria de processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade e produtividade, e para redução dos custos industriais.

GARANTIA DE QUALIDADE
Determinação dos padrões de qualidade para os processos (desde a matéria-prima até o transporte do produto final), planejamento e implantação de estruturas para análise e monitoramento destes processos, e treinamento de pessoal para prática da qualidade como rotina operacional.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento de produtos e tecnologias com objetivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis.

PROJETOS
Planejamento, execução e implantação de projetos de unidades de processamento, bem como seu estudo de viabilidade econômica.

COMERCIAL / MARKETING
Utilização do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de vendas.

FISCALIZAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Atuação junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, objetivando o estabelecimento de padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo assim, os direitos do consumidor.